Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ações de investigação de paternidade aumentam em 2012

    Coleta de material para exame de DNA na Defensoria Pública de Bataguassu/MS. (Arquivo).

    Um policial militar, que prefere não se identificar, procurou a Defensoria Pública de Campo Grande para realizar a investigação de paternidade. Segundo ele, a suposta filha tem hoje 12 anos e somente agora a mãe o informou sobre a possível paternidade. Assim que soube já desejei ter logo a certeza, aqui com a Defensoria Pública. É importante tanto para ela, que já é adolescente, quanto pra mim, que nem sabia que era pai, comentou o assistido.

    Casos de investigação de paternidade estão entre os mais procurados pela população nos órgãos de justiça. Conforme reportagem do jornal O Estado MS, publicada nesta segunda-feira, 15/10, do jornalista Rafael Bueno, a quantidade de ações com pedido de investigação de paternidade aumentou 33% de janeiro a setembro de 2012, comparado com todo ano passado. Os dados são do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

    O balaço parcial aponta que foram 1.037 novos pedidos em 2012, contra 778 no decorrer do ano anterior. O que representa a média de

    mais de três pedidos de reconhecimento de paternidade por dia, somente neste ano.

    A reportagem destaca ainda que o reconhecimento de paternidade é um direito garantido por lei a todos os cidadãos e, por meio dele, é garantido o direito a grafia do nome do pai na certidão de nascimento.

    Lei completa 3 anos

    A edição Lei nº 12.004, que estabelece a presunção de paternidade no caso derecusa do suposto pai em submeter-se ao exame de DNA que altera a Lei 8.560, de 1992, e que regula a investigação de paternidade dos filhos gerados fora do casamento completa três anos.

    Com a publicação da legislação, para provar a verdade dos fatos nas ações de investigação de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, são hábeis.

    Assim, com a recusa do suposto pai em se submeter ao exame gera a presunção de paternidade, diante das demais evidências, denominada pela lei como contexto probatório. Nos casos de recusa há a análise das provas que as partes produziram no processo, pode ser considerado tudo o que faz pressupor que o suposto pai e a mãe tiveram um relacionamento na época da concepção.

    Atualmente a justiça conta com o auxílio da tecnologia para esses tipos de processos, como o exame de DNA, em primeiro lugar, que possui uma grande margem de acerto e o preço acessível.

    Para os processos judiciais o exame custa R$ 280, sendo o valor de R$ 600 para os que preferem fazer na modalidade particular, em um dos laboratórios de Campo Grande. O resultado fica pronto em sete dias úteis. Aos que não possuem recursos para arcar com o valor do exame, o Estado é quem paga. Nos casos de gratuidade, o exame é feito no laboratório do Estado quando é marcado um dia para o comparecimento das partes e coleta do material.

    Em todo o Poder Judiciário, de 2010 até agosto de 2012 foram distribuídas 1.910 ações sobre paternidade, sendo sentenciadas 377. Campo Grande é a comarca que mais registra esse tipo de ação, ficando em segundo lugar Três Lagoas e em terceiro lugar a Comarca de Corumbá.

    Os processos recebem as classificações de Investigação de Paternidade e Averiguação Oficiosa de Paternidade. A investigação de paternidade ocorre quando a criança ou o Ministério Público propõe uma ação na justiça para a declaração de que alguém é pai do menor.

    A averiguação oficiosa de paternidade acontece quando o cartório de registro civil oficia ao Ministério Público e comunica que existe um registro de menor sem pai. O promotor de justiça, então, irá chamar a mãe e o suposto pai para tentar esclarecer a situação e conseguir o reconhecimento voluntário da paternidade. Se não conseguir, ele traz o caso para a justiça, propondo a ação de investigação de paternidade em favor do menor.

    Com informações do jornal O Estado MS. Confira a reportagem completa no endereço eletrônico:

    http://www.oestadoms.com.br/flip/15-10-2012/p11b.pdf

    Carla Gavilan

    Assessoria de Comunicação

    Defensoria Pública-Geral/MS

    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acoes-de-investigacao-de-paternidade-aumentam-em-2012/100124968

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)