Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensor Público esclarece como funciona o auxílio-reclusão

    O Defensor Público Paulo Henrique Paixão com os detentos em uma das fábricas do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande.

    Todo detento tem direito ao auxílio-reclusão?

    A questão, muitas vezes mal interpretada na sociedade, é detalhada pelo Coordenador do Núcleo de Execução Penal, Defensor Público Paulo Henrique Paixão. Segundo o defensor, o auxílio-reclusão é um valor em dinheiro, pago pela Previdência Social aos dependentes da pessoa presa.

    Esse auxílio é uma forma de proteger a família do detento e seus dependentes. É realizado por meio do pagamento de um valor mensal que ajuda nas despesas domésticas, comenta.

    O Defensor Público afirma que nem todos os detentos podem receber esse valor.

    O auxílio-reclusão não é um benefício concedido a todos os presos. Somente tem direito a receber o auxílio a pessoa que, quando foi presa, trabalhava com carteira assinada ou contribuía como trabalhador autônomo para o INSS, seja trabalhador rural ou urbano, explica.

    Sobre a importância do preso, que contribuía com a Previdência Social, receber o benefício, o defensor pontua.

    Esse auxílio é uma forma de proteger a família do detento e seus dependentes. É realizado por meio do pagamento de um valor mensal que ajuda nas despesas domésticas. O valor do auxílio-reclusão é o mesmo a que o preso teria direito, na data da prisão, se fosse aposentado por invalidez, comenta.

    O defensor explica ainda quem são os dependentes que podem receber o auxílio.

    Conforme é regulamentado, os dependentes autorizados a receber o auxílio-reclusão são esposa/ marido ou companheiro (a) e filhos, esclarece.

    Pessoas que mesmo estando presas estiverem recebendo salário pela empresa ou recebendo outros benefícios da Previdência Social, como auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço, de acordo com o Defensor Público Paulo Henrique Paixão, não têm direito ao auxilia-reclusão.

    Importante destacar que também não tem direito a esse benefício a pessoa que estiver em regime aberto ou em liberdade condicional. Apenas tem direito ao auxilio-reclusão quem estiver cumprindo a pena em regime fechado ou semiaberto, finaliza o Coordenador do Núcleo de Execução Penal

    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações920
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensor-publico-esclarece-como-funciona-o-auxilio-reclusao/100274248

    Informações relacionadas

    Érico Olivieri, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Petição de especificação de provas

    Defensoria Pública de Minas Gerais
    Notíciashá 14 anos

    DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO ORIENTA SOCIEDADE SOBRE BENEFÍCIO DE AUXÍLIO-RECLUSÃO

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Se todos que estava trabalhando tem direito ao Auxilio Reclusão porque foi negado dia 26-05 o auxilio do meu filho continuar lendo

    Ele não esclareceu nada sobre o auxilio reclusão não ficou nada esclarecido
    Qual é o valor ?
    Quem tem direito ? continuar lendo