Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública em reforma!

    O Prédio da Defensoria Pública, Anexo ao Fórum, da comarca de Campo Grande, está em processo de reforma há duas semanas. O local irá receber novas acomodações e terá espaço de atendimento ampliado.

    Acompanhado da presidente da ADEP-MS (Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), Mônica Maria De Salvo Fontoura, o Defensor Público-Geral, Paulo Andre Defante, verificou nessa quarta-feira (20) a finalização dos primeiros gabinetes e também conversou com os Defensores Públicos que atuam na unidade sobre as mudanças no local.

    De acordo com a Secretaria de Administração da Defensoria Pública-Geral, a área foi repensada para que o assistido receba mais conforto e comodidade.

    Tínhamos uma recepção dividida, agora será unificada, climatizada e com sistema informatizado de senhas, com o pré-atendimento para todos os casos, comenta o diretor Magno Márcio de Souza Ferreira.

    Gabinete finalizado no prédio da Defensoria Pública Anexo ao Fórum com nítida ampliação do espaço.

    O espaço que acomodava 120 pessoas, a partir da reforma, terá capacidade para 160. A recepção ainda será revestida de material acústico para que a sonoridade do ambiente não interfira nos gabinetes, área importante onde o assistido conversa reservadamente com o Defensor Público.

    Com reforma, gabinetes terão mais iluminação natural e conforto.

    Os gabinetes, que antes possuíam espaço médio de 8m², com a reforma, terão até 18m². Área necessária para oferecer comodidade aos assistidos que, muitas vezes, chegam à Defensoria Pública acompanhados de familiares.

    Embora seja nossa unidade de atendimento mais antiga da Capital, o Anexo jamais recebeu algum investimento adequado para melhorar a condição de recepção dos cidadãos. É um local frequentado por pessoas de baixa renda com todo tipo de situação física, desde mulheres grávidas, idosos, crianças, a portadores de necessidades especiais, que não tinham o mínimo espaço físico sequer para sentar. Por isso, preocupada com a dignidade dos assistidos, a Administração decidiu reformular todo o prédio, que terá 30% a mais de bancos em pavimento único. Os assistidos poderão adentrar nas salas de atendimento privativo do Defensor Público com seus acompanhantes, dispondo, portanto, de privacidade, conforto e mobilidade, explica o Defensor Público-Geral Paulo Andre Defante.

    Espaço otimizado garante melhor atendimento aos assistidos.

    A presidente da ADEP-MS (Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul), Mônica Maria De Salvo Fontoura, pontua as melhorias da reforma no prédio.

    Na visita que fiz para conhecer as obras de reforma na Defensoria Pública, Anexo ao Fórum, pude perceber que a nova distribuição permitirá que os Defensores Públicos tenham gabinetes maiores e que a população terá mais acentos, ficando bem aproveitado o espaço interno do prédio, declara.

    Ao todo, o local terá 30 gabinetes de atendimento, sala da coordenação, cartório e refeitório. O projeto de reforma priorizou ainda um espaço diferenciado aos Defensores Públicos de outras unidades, a fim de que, enquanto aguardam suas audiências, possam trabalhar em seus processos virtuais ou até realizar acordos escritos com os assistidos, pois passarão a contar com sala privativa equipada com computadores.

    Outra preocupação da Administração se dá com os Defensores Públicos que, oriundos de nossos outros estabelecimentos, não possuíam nenhum lugar para aguardar suas audiências ou peticionar algum caso de urgência. Isso também vai mudar, porque será disponibilizada uma sala com 03 estações de trabalho equipadas com computadores funcionais, onde eles poderão realizar atendimentos ou fazer peças processuais, otimizando seu tempo e, portanto, conferindo celeridade e qualidade ao serviço da Defensoria Pública, esclarece o Defensor Público-Geral.

    Prédio da Defensoria Pública de Segunda Instância, inaugurado em 2012.

    Com mais essa obra, a Administração Superior da Defensoria Pública aperfeiçoa e amplia o sistema de atendimento na comarca de Campo Grande, pois em 2012 colocou em funcionamento a moderna sede da Rua Antônio Maria Coelho, 1668, além de haver instalado condignamente todos os Defensores Públicos de 2ª Instância no edifício situado na Rua Raul Pires Barbosa, 1.503, no bairro Chácara Cachoeira.

    Recepção da Defensoria Pública-Geral após reforma realizada em 2012.

    No interior, a partirde melhorias realizadas nos prédios das comarcas de Dourados e de Corumbá, foram inauguradas sedes nas comarcas de Coxim e Paranaíba, sendo que, para a comarca de Três Lagoas, planeja-se uma reforma para os próximos meses.

    Prédio da Defensoria Pública da comarca de Coxim, inaugurado em fevereiro de 2013.

    Também a sede da Administração Superior, situada no Parque dos Poderes, foi completamente reformada, permitindo melhor acomodação aos servidores e estruturando as secretarias, bem como o próprio Conselho Superior da Defensoria Pública.

    Prédio da Defensoria Pública, Unidade Antônio Maria Coelho, inaugurado em julho de 2012.

    Com todos esses investimentos estruturais, tanto a população, quanto os servidores e Defensores Públicos agora contam com ambientes condignos, contribuindo, objetivamente, para a melhoria de todos os serviços da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul.

    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-em-reforma/100410527

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)