Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública apura violações do direito à saúde de pessoas com câncer

    A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul abriu nesta sexta-feira um Procedimento para Apuração Preliminar em desfavor dos Estabelecimentos de Saúde localizados em Campo Grande habilitados no âmbito do SUS.

    O objetivo é apurar violação do direito fundamental à saúde decorrente da não realização de consultas e de exames médicos imprescindíveis ao tratamento do câncer e à avaliação do quadro clínico do paciente.

    No Brasil, a doença pode ser tratada nos hospitais gerais credenciados pelos gestores locais e habilitados pelo Ministério da Saúde como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).

    A investigação está sendo conduzida pelo Defensor Público Nilton Marcelo de Camardo, que atua no Núcleo Regional de Atenção à Saúde Pública, Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa da Defensoria Pública (Naspi).

    De acordo com o Defensor Público, muitas pessoas com câncer procuram a Defensoria Pública por não estarem recebendo o tratamento adequado.

    “O câncer corresponde à segunda causa de morte mais frequente no Brasil e o Ministério da Saúde tem o dever de assegurar um organismo apto a reunir ações e serviços de saúde destinados a reduzir a incidência de mortalidade por câncer na população, exercer o controle da doença e garantir a qualidade de vida aos pacientes e familiares”.

    O PAP tem um prazo de conclusão de 45 dias, admitindo-se prorrogação.

    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-apura-violacoes-do-direito-a-saude-de-pessoas-com-cancer/315804576

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)