Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria questiona exigência de Teste de Aptidão Física em concurso da prefeitura de Rio Brilhante

    A Defensoria Pública de Rio Brilhante ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) questionando a exigência de “Teste de Aptidão Física” (TAF) para seis cargos do Concurso Público de Provas e Títulos para o Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal da cidade, que fica a 160 km de Campo Grande.

    No documento, o Defensor Público William Coelho Abdonor sustenta que a realização do teste para ingresso nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vetores, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Serviços Gerais e Trabalhador Braçal não consta na legislação municipal, o que fere o princípio da legalidade estrita para previsão de critérios de acesso e provimento aos cargos públicos.

    “O executivo municipal não observou que só pode exigir a aprovação no exame físico quando este estiver claramente previsto na lei que regulamenta o cargo e quando for essencial ao exercício das atividades relacionadas a esse cargo, o que não é o caso. A etapa do TAF acaba por ferir os princípios constitucionais da proporcionalidade e da isonomia, por isso requeremos a declaração de nulidade desta etapa do concurso”, explicou o Defensor.

    O concurso

    Publicado no dia 24 de abril de 2016, o Edital nº 001/2016 previa contratar 247 profissionais de todos os níveis de escolaridade e cadastro reserva. Para os seis cargos relacionados anteriormente, o edital classifica como eliminatório o Teste de Aptidão Física, que consiste em levantamento de peso (20 kg para candidatos de ambos os sexos) e corrida de 12 minutos (1.800m para homens e 1.600m para mulheres).

    Após a divulgação do resultado final da prova objetiva, a municipalidade convocou os candidatos para a realização do TAF, que aconteceu nos dias 04 e 05 de junho de 2016.

    No entanto, o elevado grau de dificuldade do TAF e a forma de condução do teste acabou gerando a massiva reprovação, eis que, de 517 (quinhentos e dezessete) candidatos que realizaram a prova, 175 (cento e setenta e cinco) reprovaram nos exames físicos.

    Processo nº 0800729-64.2016.8.12.0020

    • Publicações2695
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações131
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-questiona-exigencia-de-teste-de-aptidao-fisica-em-concurso-da-prefeitura-de-rio-brilhante/359877524

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)